Acetilcolina, um neurotransmissor, controla o movimento dos músculos os quais causam linhas e rugas na pele.
O Botox (Toxina Botulínica) bloqueia a liberação de acetilcolina, enfraquecendo o músculo produtor de rugas. Com o passar do tempo o Botox é gradualmente eliminado pelo corpo e o músculo retorna à sua atividade normal.
A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar.
Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos.
O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia.
Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora, normalmente, dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.
Fonte: ASAPS – American Society for Aesthetic Plastic Surgery
SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica